sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MONTANHA-RUSSA.. A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que tiram nosso fôlego.


VALE A PENA REFLETIR

Você vê sua vida como uma viagem segura ou como um passeio na velha montanha-russa? Quais áreas de sua vida são mais seguras? Talvez, por exemplo, você assuma enormes riscos para avançar na carreira profissional, mas superprotege seu coração e se arrisca pouco nos relacionamentos.

SINDROME DO ALGUM DIA

Assim como o passeio na montanha-russa é rápido como um raio, nossa vida nesta terra é temporal e finita. Trata-se de uma parte natural da experiência do ser humano: nascemos e, no final de tudo, nosso corpo vai morrer. Em vez de achar isso depressivo ou desestimulante, você pode ser verdadeiramente livre se estiver disposto a enfrentar e assimilar essa verdade sobre a vida: ela vai acabar, pelo menos na forma como a conhecemos aqui: Em vez de nos limitar, nossa mortalidade pode servir para nos lembrar de ser tudo o que fomos criados para ser.

Conheço muitas pessoas cujo dia favorito da semana é “alguma-feira”. Um número incalculável de pessoas, independentemente do estágio da vida em que se encontra, costuma dizer: “Algum dia vou buscar tudo o que a vida tem a oferecer”. “Quando me aposentar, então vou aproveitar a vida”. “Algum dia vou realmente viver para Deus, serei mais organizado e passarei a amar mais minha família”....

Algum dia. Um dia. Quando. Se. Então, tudo acaba. Quando vamos acordar e perceber que está é a vida? Esteja onde estiver, sentindo o que estiver sentindo, enfrentando o que estiver enfrentando, algum dia é exatamente agora.

Deus não planejou que ficássemos simplesmente à margem de tudo, vendo a vida passar enquanto imaginamos a razão de não estarmos mais satisfeitos. Deus nos criou para assumir riscos pela fé e para vencer os gigantes que nos paralisam de medo. Quando você age pela razão, tudo o que consegue enxergar é o tamanho dos gigantes. Se estiver agindo pela fé, tudo o que consegue ver é como os gigantes são pequenos se comparados com Deus. Deixe-me humildemente sugerir que a única maneira de derrotar os gigantes que colocam entre você e a vida para a qual foi criado é a “ fé ridícula”. Quando você olhar para a vida a partir do chão, os gigantes preenchem o cenário todo. E quando se olha da perspectiva dele, os gigantes tornam-se realmente pequenos. Quando olho para a vida a partir da perspectiva de Deus, começo a entender que a vida de fé- que todas as outras pessoas chamam de ridículas – é a única maneira razoável de viver.

O mundo diz: “Não seja ridículo; seja razoável. Não se destaque. Não corra riscos; aja com segurança e faça da segurança e do conforto seus princípios na vida”. Deus nos chama para uma vida de fé, vivendo cada momento para ele. Deus não nos criou para que andássemos nas montanhas-russas menores, para crianças pequenas... Ele nos prometeu uma vida abundante se entrarmos no carrinho que leva à grande aventura que ele planejou para nós. Esta vida de fé ridícula é, em cada detalhe, tão estimulante quanto andar de Big Dipper!

VALE A PENA REFLETIR

Neste exato momento você está fazendo alguma coisa na vida que exige fé? Se não está, por que não? Está olhando para a vida a partir da perspectiva de Deus ou da Perspectiva do chão?

Deus determinou a trilha para você com orientações muito claras, e promete ser supremo engenheiro. Ele quer que você entre no carro e permita ir. Às vezes ele corre numa velocidade de quebrar o pescoço, de modo que você perde o fôlego e se segura em alguma coisa porque está simplesmente apavorado. Mesmo assim, você se sente alegra, satisfeito e morto de medo – tudo ao mesmo tempo. Isso é a vida.

A vida é imprevisível; você nunca sabe o que virá a seguir. Às vezes você faz curvas muito fechadas e acha que as rodas se soltarão, mas Deus é um motorista experiente. Ele sabe exatamente aonde está indo e tem o controle total quando você sente medo. Às vezes você passa por túneis escuros onde não consegue enxergar um palmo diante do nariz, mas é aí que sente a forte mão dele sobre seu ombro. Logo, porém, você chega à estação e o passeio acaba. É como se o curso da vida tivesse apenas começando e, então, logo termina! Se você fez o compromisso de seguir Jesus, porém, o passeio continua; Deus o leva com ele para o céu por toda a eternidade.

Talvez isso pareça muito longe do ponto onde você se encontra neste exato momento. Por causa das circunstâncias da vida, talvez se sinta como alguém que já pulou da montanha-russa e quebrou a cara no chão. Porém, por mais difícil e assustadora que sua vida possa ser agora, Deus ainda está presente. Ele se preocupa com você além do que se possa entender ou imaginar. Se soubesse que tem apenas um mês para viver, você não deixaria a zona de segurança para trás e iniciaria o passeio que acelera seu coração? Você não gostaria de participar de um passeio que trouxesse satisfação- com alegria, com medo, com um nível de envolvimento que lhe permitiria saborear cada momento? Se você soubesse que tem apenas algumas semanas de vida, não creio que seria capaz de cultivar a síndrome do algum dia. Quero desafiá-lo hoje a enfrentar seus medos com a fé ridícula e, assim, realizar o passeio da sua vida!


Texto tirado do livro: UM MÊS PARA VIVER Autor KERRY&CHRIS SHOOK traduzido por Emirson Justino