quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O TEMPO NÃO PASSA. NÓS É QUE PASSAMOS

Tempo não falta. Está aí para todos. A falta de tempo é, portanto, um mito, uma ilusão. O problema que existe, nesse campo, é tempo mal-aproveitado. Nesse trajeto através do tempo, cabe a cada um aproveitá-lo bem ou mal, conforme as pequenas decisões que se toma a cada minuto. Você é dono do seu tempo, mas se não souber dizer "não" é como se não o fosse. O "não" é uma palavrinha mágica, que delimita nosso espaço vital. Apenas quem sabe dizê-la, sempre que necessário, pode desfrutar uma vida com qualidade. Quem tem dificuldade de dizer "não" permite que lhe roubem o tempo, provocando a falta de um tempo valioso que poderia ser dedicado a si mesmo e ao seu convívio com a família. Este mau uso do tempo cria problemas no relacionamento familiar, além de trazer estresse e irritação, fazendo cair a qualidade de vida. Pessoas que não conseguem dizer não e vão assumindo tudo que vem pela frente assemelham-se a um imã que se coloca próximo à caixinha de pregos do sapateiro: toda a sua superfície fica tomada pelos pregos.
Para ficar de bem com o tempo prepare uma agenda adequada para programar o seu dia. Quem não consegue fazer isso, age como quem entra em um pantanal e sai matando cada jacaré que aparece. Vai usando o seu tempo e suas forças para resolver tudo o que surge à sua frente e acaba deixando em segundo plano os assuntos mais relevantes.

(texto do Prof. Gretz, no livro "Vida com qualidade")







MARIO QUINTANA

CONFISSÃO


Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!



MARTHA MEDEIROS

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.