quarta-feira, 13 de abril de 2011

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO BEIJO



MUITOS BEIJINHOS A TODOS
Andréa

VOCÊ GOSTA MAIS DELE DO QUE DE VOCÊ?

COMO EQUILIBRAR ESSA RELAÇÃO.PARA SER AMADA, É PRECISO SER VISTA E ADMIRADA.O PSIQUIATRA E PSICOTERAPEUTA EDUARDO FERREIRA SANTOS, AUTOR DE VÁRIOS LIVROS SOBRE RELACIONAMENTO, INDICA AS MELHORES ESTRATÉGIAS DE SEDUÇÃO PARA VIRAR O JOGO AMOROSO.

Num mundo ideal, a vida a dois deveria transcorrer como um bailado, em que os parceiros atuam de forma sincronizada.A dificuldade para expressar sentimentos, constuma gerar nela uma grande dose de vulnerabilidade, que, aliada a inseguranças pessoais, cria um constante questionamento sobre o amor que o parceiro sente por ela. E não é raro a mulher se sentir preterida em relação aos amigos e parentes do companheiro, principalmente a mãe dele. (Sogra é sempre sogra,e muitas não desistem de exercer)
1- IDEALIZE O SEU PAR.
No senso comum reza que não se pode fazer isso, pois o risco de decepção é alto.Mas uma dose de idealização é desejavel. "Ninguém está falando de uma fantasia completa sobre o outro, descolada da realidade.Mas tentar fazer uma avaliação objetiva do parceiro é uma forma de se proteger da paixão".É vital um pouco de poesia e deslumbramento, que implicam algum grau de idealização, para que a relação se prolongue o tempo necessário à criação de vínculos da pessoa real naquela em que se projetou o amor ideal.

2- PRATIQUE A SOLIDÃO SOLIDÁRIA
Engana-se quem acredita que a solidão e o amor estão em pólos opostos. "Na dose certa, a solidão é extremamente reforçadora do amor". A solidão rompe com o grude e a simbiose-ajuda a lembrar que existe um homem e uma mulher e que eles não são "um só", e sim dois. É isso que alimenta o desejo do encontro.

3- ACEITE QUE VOCÊS DOIS NÃO SE ENTENDEM SÓ COM UM OLHAR.
Infelizmente, esse código supostamente de efeito imediato funciona mais como forma de corroer os relacionamentos do que como prova de empatia."O modelo adulto de relaionamento significa fazer um esforço para verbalizar os sentimentos.Normalmente, o que gera mais conflito não é o que foi verbalizado, mas o que não é falado e que se supõe que foi comunicado".Convém lembrar que comunicação verbal não é apenas falar mas também ouvir.Isso é uma demonstração de acolhimento tanto quanto um abraço. E quem quer ser ouvido deve ter em mente que verbalizar os próprio sentimentos não significa acusar o parceiro por eles, tentando provar que a "culpa" é dele.Procure falar sobre uma dor ou um problema na primeira pessoa explicitando como uma situação a afeta."Estou insegura, sinto dificuldade de confiar em você"Enquanto a frase "Você sempre mente" é um chamado para a briga.

4- FAÇA SEMPRE UM CHECK-UP DA RELAÇÃO
Assim como consultas e exames médicos de rotina garantem a saúde física, o check-up regular do relacionamento pode ajudar a mantê-lo. Recomenda-se um auto-exame anual, em que os dois parceiros respondem, individualmente, a três questões: A "Ele(a) sente-se seguro comigo, mesmo quando está emocionalmente vulnerável?"; B "Meu parceiro sente que é aceito/acolhido?"; C "Quando sinto o mundo ruir à minha volta,posso contar com o apoio sem censura de meu parceiro?". A resposta negativa a pelo menos uma dessas questões significa que a saúde do relacionamento não vai bem.Isso pode doer, mas também permite detectar precocemente onde está o prblema.Se a idéia é permanecer junto, o casal terá que cuidar melhor do amor, esse "paciente" instável, que pode melhorar ou morrer, dependendo de como for tratado.

5- PERCA SEU TEMPO
Esqueça os modernos conceitos de otimização se fosse mais uma atividade a ser cumprida. Só que não dá para "profissionalizar" a vida amorosa, o que pode se tornar fonte de estress. Até porque o tempo do amor não é o mesmo do relógio. "Uma relação não é só compromisso mas também alegria.É preciso deixar espaço para o improviso, a espontaneidade, aí cada encontro é uma oportunidade de cultivar a intimidade".

6- CRIE A SUA GAVETA DE SEGREDOS
Ser leal e tornar-se íntima de um homem não é sinônimo de revelar tudo a ele. "É o caso de ir ao banheiro com a porta aberta.Parece uma bobagem, mas são essas pequenas coisas que banalizam a relação, matam o mistério.E, como dizia Freud, para a sexualidade se expressar é necessário certa dose de mistério".

7- FALTEM NO ALMOÇO EM FAMÍLIA
Uma das grandes dificuldades dos adultos hoje é separar-se da família de origem e passar da condição de filho/filha à de marido/esposa. Para um relacionamento dar certo, é preciso que o casal se "separe" de seus pais e irmãos.Claro que isso não significa abandonar ou desconsiderar as famílias envolvidas. Precisa ter limites para a convivênia. A questão não é tentar convencer a família, pela conversa,da importância(óbvia)de um casal ter vida própria-mas vivenciá-la, na prática, marcando um território independente, que inclui os espaços físicos e emocionais. Se o pai de um ou sogra do outro não aceita essa situação, o problema é deles, não do casal.