quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MEDO DE DIRIGIR


PESSOAL NÃO ESTOU MAIS CONSEGUINDO DIRIGIR, ENTÃO RESOLVI BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO E POSTAR AQUI. SE POR ACASO VOCÊ CONHECER ALGUÉM COM ESTE SINTOMA, PEÇA A ELA PRA BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL, POIS NÃO É NADA FÁCIL VOCÊ QUERER DIRIGIR E NÃO PODER, NÃO É FÁCIL PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS COMO EU, QUE PRECISA DO CARRO PRA TRABALHAR E NÃO CONSEGUE. O TEXTO É GRANDE, MAS VALE A PENA SE INFORMAR!!

BJS A TODOS
Andréa




DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS MAIS FREQUENTES:
Em qual etapa da vida surge o medo de dirigir?O medo de dirigir é comum na maioria das pessoas e faz parte do dia-a-dia de muita gente.
Está associado aos transtornos de ansiedade, que acaba provocando limitações, baixa auto-estima e dependência de outras pessoas, dificultando no enfrentamento de situações no cotidiano do indivíduo.
Principais fatores relacionados ao medo de dirigir:São vários, dentre eles acidentes graves ou leves, porém, a maior incidência que leva a pessoa ao medo de dirigir está relacionado ao tipo de personalidade, pois, o ato de dirigir acaba expondo o indivíduo à criticas e observações de outros.
O ato de dirigir é uma habilidade motora física aprendida, semelhante ao ato de andar, escrever, digitar, etc.
Principais sintomas e medos freqüentes:Os sintomas mais comuns são a sudorese, aceleração cardíaca e alteração da respiração. O indivíduo acaba evitando o carro, até mesmo deixando de comprá-lo, apresentando várias desculpas para não dirigir.
Os medos mais freqüentes são o de tirar o carro da garagem, subir ladeiras, estacionar, atropelar alguém e bater o carro.
Implicações sociais no ato de dirigir:Hoje em dia dirigir um veículo se tornou uma necessidade e o não dirigir promove uma discriminação pelo grupo social em que vive (familiar e profissional).
Perfil de quem tem medo de dirigir:Segundo pesquisas realizadas, ficou constatado que a incidência de pessoas que procuram o atendimento relacionado ao medo de dirigir, se dá em maior proporção no grupo feminino, não excluindo também, a incidência no grupo masculino.
Que outros transtornos psicológicos interferem no medo de dirigir?Pessoas predispostas a serem ansiosas ou depressivas, podem desenvolver outros transtornos psicológicos como o medo de falar em público, medo de subir em elevador, medo de altura, etc.
Como a psicoterapia de grupo pode ajudar a enfrentar o medo de dirigir?Trabalhando os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, através do resgate da auto-estima, a redução da ansiedade, ressaltando os aspectos positivos da personalidade, levando o indivíduo ao auto-conhecimento.

Recomendações para enfrentar o medo de dirigir:• Assumir o sentimento, não sentindo vergonha do medo, pois, é um problema muito comum que não é impossível de se resolver;
• É muito importante sentirem motivados a querer dirigir, enfrentando o problema do medo para assim tentar resolve-lo;
• Nunca desistir, e não começar a ver o carro como algo estranho a você.

TIRADO DO SITE: www.vencendomedodedirigir.com.br.