
PESSOAL NÃO ESTOU MAIS CONSEGUINDO DIRIGIR, ENTÃO RESOLVI BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO E POSTAR AQUI. SE POR ACASO VOCÊ CONHECER ALGUÉM COM ESTE SINTOMA, PEÇA A ELA PRA BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL, POIS NÃO É NADA FÁCIL VOCÊ QUERER DIRIGIR E NÃO PODER, NÃO É FÁCIL PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS COMO EU, QUE PRECISA DO CARRO PRA TRABALHAR E NÃO CONSEGUE. O TEXTO É GRANDE, MAS VALE A PENA SE INFORMAR!!
BJS A TODOS
Andréa
DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS MAIS FREQUENTES:
Em qual etapa da vida surge o medo de dirigir?O medo de dirigir é comum na maioria das pessoas e faz parte do dia-a-dia de muita gente.
Está associado aos transtornos de ansiedade, que acaba provocando limitações, baixa auto-estima e dependência de outras pessoas, dificultando no enfrentamento de situações no cotidiano do indivíduo.
Principais fatores relacionados ao medo de dirigir:São vários, dentre eles acidentes graves ou leves, porém, a maior incidência que leva a pessoa ao medo de dirigir está relacionado ao tipo de personalidade, pois, o ato de dirigir acaba expondo o indivíduo à criticas e observações de outros.
O ato de dirigir é uma habilidade motora física aprendida, semelhante ao ato de andar, escrever, digitar, etc.
Principais sintomas e medos freqüentes:Os sintomas mais comuns são a sudorese, aceleração cardíaca e alteração da respiração. O indivíduo acaba evitando o carro, até mesmo deixando de comprá-lo, apresentando várias desculpas para não dirigir.
Os medos mais freqüentes são o de tirar o carro da garagem, subir ladeiras, estacionar, atropelar alguém e bater o carro.
Implicações sociais no ato de dirigir:Hoje em dia dirigir um veículo se tornou uma necessidade e o não dirigir promove uma discriminação pelo grupo social em que vive (familiar e profissional).
Perfil de quem tem medo de dirigir:Segundo pesquisas realizadas, ficou constatado que a incidência de pessoas que procuram o atendimento relacionado ao medo de dirigir, se dá em maior proporção no grupo feminino, não excluindo também, a incidência no grupo masculino.
Que outros transtornos psicológicos interferem no medo de dirigir?Pessoas predispostas a serem ansiosas ou depressivas, podem desenvolver outros transtornos psicológicos como o medo de falar em público, medo de subir em elevador, medo de altura, etc.
Como a psicoterapia de grupo pode ajudar a enfrentar o medo de dirigir?Trabalhando os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, através do resgate da auto-estima, a redução da ansiedade, ressaltando os aspectos positivos da personalidade, levando o indivíduo ao auto-conhecimento.
Recomendações para enfrentar o medo de dirigir:• Assumir o sentimento, não sentindo vergonha do medo, pois, é um problema muito comum que não é impossível de se resolver;
• É muito importante sentirem motivados a querer dirigir, enfrentando o problema do medo para assim tentar resolve-lo;
• Nunca desistir, e não começar a ver o carro como algo estranho a você.
TIRADO DO SITE: www.vencendomedodedirigir.com.br.
O que houve contigo que vc ficou com medo de dirigir?
ResponderExcluirOi amiga ou amigo, pra falar a verdade não sei o que aconteceu!! Um dia saí da minha casa que fica a 210km da empresa onde trabalho. No caminho comecei a passar mal, coração acelerar, vontade de chorar e pensamentos ruins...a vontade era de parar o carro e pedir pra alguém me buscar...comecei a orar e pedir ajuda a Deus pra conseguir chegar. De lá para cá, toda vez que pego pista ou saio com o carro dentro da cidade, me dá pavor e não consigo seguir. Ando com medo de pessoas tbm...
ResponderExcluirAgradeço sua pergunta
Grande bj
Nossa querida amiga!!! não imaginava jamais que iria acontecer isso contigo algum dia. Logo vc q adimiro muito pela coragem de pegar um veículo e sair por aí em busca de clientes...
ResponderExcluirA partir de hj estará sempre em minhas orações pois sei q esse é seu instrumento de trabalho pela qual necessita tanto.
Mas olha, vc É CAPAZ e sei que saberá sair dessa.
Vc consegue tenho certeza disso.
Um grande Bj
A melhor forma de expressão que encontrei foi fazer este blog, onde posso colocar nele meus pensamentos, minhas saudades, meus momentos de alegria, minhas dores. É nele que de vez enquando mato a saudade dos amigos distantes e isso que hj se passa comigo, tbm tenho certeza que algum dia saberei sair, dar a volta por cima e continuar a caminhada, mas confesso que hj não tenho vontade alguma, choro e sempre me pergunto do porque das lagrimas caídas!!!
ResponderExcluirEsta semana vi uma frase que é a seguinte:
"...Os bons dias te dão felicidade.
Os maus te dão experiências.
Ambos são essenciais para a vida.
A felicidade te faz doce.
Os problemas de mantêm forte.
As quedas de mantêm humilde.
O bom êxito te mantêm brilhante.
Mas, só Deus te mantêm caminhando".
Me pergunto então onde é que me encaixo?
A única resposta que tenho é que apesar de crer em Deus e confiar Nele, minhas forças acabaram e nada me atrai para sair do poço onde estou cada dia mais afundando!!
Bjs
Sabe penso q perdeste os objetivos e suas metas de vida.É necessário que os encontre novamente. Sei q és capaz e é aí q encaixa. Mude o foco q encontrarás novamente a luz. Não afunde. Não faça isso contigo. Levante ÉS CAPAZ. Um grande beijo
ResponderExcluir