quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MEDO DE DIRIGIR


PESSOAL NÃO ESTOU MAIS CONSEGUINDO DIRIGIR, ENTÃO RESOLVI BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO E POSTAR AQUI. SE POR ACASO VOCÊ CONHECER ALGUÉM COM ESTE SINTOMA, PEÇA A ELA PRA BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL, POIS NÃO É NADA FÁCIL VOCÊ QUERER DIRIGIR E NÃO PODER, NÃO É FÁCIL PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS COMO EU, QUE PRECISA DO CARRO PRA TRABALHAR E NÃO CONSEGUE. O TEXTO É GRANDE, MAS VALE A PENA SE INFORMAR!!

BJS A TODOS
Andréa




DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS MAIS FREQUENTES:
Em qual etapa da vida surge o medo de dirigir?O medo de dirigir é comum na maioria das pessoas e faz parte do dia-a-dia de muita gente.
Está associado aos transtornos de ansiedade, que acaba provocando limitações, baixa auto-estima e dependência de outras pessoas, dificultando no enfrentamento de situações no cotidiano do indivíduo.
Principais fatores relacionados ao medo de dirigir:São vários, dentre eles acidentes graves ou leves, porém, a maior incidência que leva a pessoa ao medo de dirigir está relacionado ao tipo de personalidade, pois, o ato de dirigir acaba expondo o indivíduo à criticas e observações de outros.
O ato de dirigir é uma habilidade motora física aprendida, semelhante ao ato de andar, escrever, digitar, etc.
Principais sintomas e medos freqüentes:Os sintomas mais comuns são a sudorese, aceleração cardíaca e alteração da respiração. O indivíduo acaba evitando o carro, até mesmo deixando de comprá-lo, apresentando várias desculpas para não dirigir.
Os medos mais freqüentes são o de tirar o carro da garagem, subir ladeiras, estacionar, atropelar alguém e bater o carro.
Implicações sociais no ato de dirigir:Hoje em dia dirigir um veículo se tornou uma necessidade e o não dirigir promove uma discriminação pelo grupo social em que vive (familiar e profissional).
Perfil de quem tem medo de dirigir:Segundo pesquisas realizadas, ficou constatado que a incidência de pessoas que procuram o atendimento relacionado ao medo de dirigir, se dá em maior proporção no grupo feminino, não excluindo também, a incidência no grupo masculino.
Que outros transtornos psicológicos interferem no medo de dirigir?Pessoas predispostas a serem ansiosas ou depressivas, podem desenvolver outros transtornos psicológicos como o medo de falar em público, medo de subir em elevador, medo de altura, etc.
Como a psicoterapia de grupo pode ajudar a enfrentar o medo de dirigir?Trabalhando os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, através do resgate da auto-estima, a redução da ansiedade, ressaltando os aspectos positivos da personalidade, levando o indivíduo ao auto-conhecimento.

Recomendações para enfrentar o medo de dirigir:• Assumir o sentimento, não sentindo vergonha do medo, pois, é um problema muito comum que não é impossível de se resolver;
• É muito importante sentirem motivados a querer dirigir, enfrentando o problema do medo para assim tentar resolve-lo;
• Nunca desistir, e não começar a ver o carro como algo estranho a você.

TIRADO DO SITE: www.vencendomedodedirigir.com.br.

5 comentários:

  1. O que houve contigo que vc ficou com medo de dirigir?

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga ou amigo, pra falar a verdade não sei o que aconteceu!! Um dia saí da minha casa que fica a 210km da empresa onde trabalho. No caminho comecei a passar mal, coração acelerar, vontade de chorar e pensamentos ruins...a vontade era de parar o carro e pedir pra alguém me buscar...comecei a orar e pedir ajuda a Deus pra conseguir chegar. De lá para cá, toda vez que pego pista ou saio com o carro dentro da cidade, me dá pavor e não consigo seguir. Ando com medo de pessoas tbm...
    Agradeço sua pergunta
    Grande bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa querida amiga!!! não imaginava jamais que iria acontecer isso contigo algum dia. Logo vc q adimiro muito pela coragem de pegar um veículo e sair por aí em busca de clientes...
    A partir de hj estará sempre em minhas orações pois sei q esse é seu instrumento de trabalho pela qual necessita tanto.
    Mas olha, vc É CAPAZ e sei que saberá sair dessa.
    Vc consegue tenho certeza disso.
    Um grande Bj

    ResponderExcluir
  4. A melhor forma de expressão que encontrei foi fazer este blog, onde posso colocar nele meus pensamentos, minhas saudades, meus momentos de alegria, minhas dores. É nele que de vez enquando mato a saudade dos amigos distantes e isso que hj se passa comigo, tbm tenho certeza que algum dia saberei sair, dar a volta por cima e continuar a caminhada, mas confesso que hj não tenho vontade alguma, choro e sempre me pergunto do porque das lagrimas caídas!!!

    Esta semana vi uma frase que é a seguinte:
    "...Os bons dias te dão felicidade.
    Os maus te dão experiências.
    Ambos são essenciais para a vida.
    A felicidade te faz doce.
    Os problemas de mantêm forte.
    As quedas de mantêm humilde.
    O bom êxito te mantêm brilhante.
    Mas, só Deus te mantêm caminhando".

    Me pergunto então onde é que me encaixo?

    A única resposta que tenho é que apesar de crer em Deus e confiar Nele, minhas forças acabaram e nada me atrai para sair do poço onde estou cada dia mais afundando!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sabe penso q perdeste os objetivos e suas metas de vida.É necessário que os encontre novamente. Sei q és capaz e é aí q encaixa. Mude o foco q encontrarás novamente a luz. Não afunde. Não faça isso contigo. Levante ÉS CAPAZ. Um grande beijo

    ResponderExcluir